José Aldo

4 de mai. de 2011



José Aldo entrará no octagon do Ultimate pela primeira vez no dia 30 de abril, quando acontece o histórico UFC 129, e terá pela frente o duríssimo Mark Hominick, que vem de boas vitórias por nocaute. Considerado um dos melhores lutadores do mundo após a carreira de sucesso no WEC, Aldo promete manter o ritmo forte no UFC. “Encaro como se fosse a luta da minha vida”, avisa Aldo, que passou duas semanas afiando o Muay Thai com Andy Souwer, bicampeão do K-1, na Holanda. Confira abaixo a entrevista exclusiva com José Aldo, que analisou o próximo duelo e a trocação de Mark Hominick, analisou o combate entre o amigo Diego Nunes e o americano Kenny Florian, as lutas principais do UFC 129 e muito mais.

Como foi o treinamento na Holanda, com o Andy Souwer?

Estou focado, estou treinando. O treino foi ótimo, a gente pode ver alguns detalhes, mas é claro que duas semanas é muito pouco para tentar fazer alguma coisa nova, mas futuramente eu pretendo voltar lá e poder ficar um tempo maior para poder absorver mais e poder aprender bastante. Foi ótimo. A gente pode ver que tem que melhorar bastante ainda.

O que ele te passou de dica na trocação?


Cara, ele passou muitas coisas... Tanto ele quanto o professor que a gente treinava, aprendemos bastante, mas agora a gente tem que focar na luta, fazer o nosso treinamento certinho para futuramente ir lá e aprender mais alguma coisa.

Como está a expectativa para essa primeira defesa de cinturão como campeão do UFC?

Está ótima. As expectativas são sempre as melhores, sou um cara muito confiante, corro atrás e acredito muito. Eu estou a mil por hora e quero chegar lá e fazer uma boa luta, estou treinando para isso, dedicado, e graças a Deus chegou a hora. Eu já queria ter estreado faz tempo, agora é treinar e cair para dentro.

Você teme que esse tempo que você ficou parado por causa da lesão possa ser prejudicial de alguma maneira?

Nenhuma. Agora estou recuperado, sem lesão nenhuma. Como te falei, estou me sentindo bem, treinando direto, sem me machucar nem nada, e agora é chegar lá e fazer o nosso papel.

O que você acha do Hominick? Ele vem falando que vai querer ir para a trocação com você...


Cara, ele tem uma trocação muito boa, o cartel dele já fala, mas é aquilo que eu estou te falando: eu não vejo problema algum, estou fazendo o meu treinamento certinho. Eu o respeito, ele é um grande lutador e fez por merecer estar disputando o título.

Foi falado, antes de ter a fusão do WEC com o UFC, de você subir de categoria e lutar com o Kenny Florian. Agora, o Kenny Florian desceu de categoria e vai enfrentar o seu companheiro de treinos, Diego Nunes. O que você acha dessa luta?

Eu acho que vai ser uma grande luta e espero a vitória do Diego. Eu acho que o Kenny não imagina quem é o Diego. O Diego é um cara muito duro que está vindo aí, com muitas lutas e sempre ganhando bem. Ele não tem noção de quem é o Diego, ele vai dar um cartão de boas vindas para ele. O Kenny Florian vai estranhar essa mudança (de peso), mas eu não vou desmerecer o cara. Luta é luta, ele já disputou o cinturão do UFC, mas eu acho que fica a vitória do Diego.

O Diego está vindo em uma grande crescente no evento e uma vitória sobre o Kenny Florian o coloca perto do cinturão do evento, que é seu. Como você vê essa situação?

Cara, eu vejo isso como algo normal. Ele é meu companheiro de equipe, torço por ele, mas eu não sei. Isso não depende de mim, depende do Ultimate. Eu não gostaria de lutar com ele, mas tranquilo, normal. Eu acho que tem muitas pessoas ali para ele lutar, tão duros quanto ele. Um cara para chegar em mim tem que passar por ele, então tranquilo.

Ele vai ficar como um guardião ali: para te enfrentar, primeiro tem que passar por ele...


Exatamente, como se fosse meu guardião. O cara que está ali, treinando todo dia duro, então para chegar a mim tem que passar por ele. É assim que eu vejo isso.

Você vai estrear no UFC, na maior edição na história do evento, com 55 mil pessoas na platéia. Isso te dá um friozinho na barriga?

A expectativa sempre tem por você estar no melhor evento do mundo, mas, como eu sempre falo, isso daí fica mais para a mídia, do lado de fora. Eu me concentro na luta, me mantenho focado no meu treinamento, nunca deixo sair meus pés do chão. Encaro como se fosse a luta da minha vida.

O que você espera do evento, que vai ter o St. Pierre contra o Jake Shields na luta principal e o Lyoto Machida contra o Randy Couture?

Boas lutas, eu espero duas lutas. Eu torço para o Lyoto, que é um cara batalhador, sangue bom para caraca. O Randy é um grande campeão, tem que ter todo o respeito, é um cara que já fez muito pelo esporte, já teve altas subidas e decidas, mas eu espero uma boa luta e que o Lyoto saia como vencedor. A luta do Georges com o Jake eu também espero que seja uma boa luta. Espero que o Jake esteja bem, chegue lá e faça uma boa luta como ele sempre fez, mas eu acho que ele sentiu um pouco a estreia.

Se tivesse algum palpite, qual seria?


Bom, palpite com certeza é uma vitória do Lyoto, um grande irmão. Estamos na torcida por ele. E quanto ao Jake Shields e o Georges, não faz diferença nenhuma para mim, que vença o melhor e quem tiver mais preparado. Mas eu espero que o Lyoto vença.

Fonte:Tatame.com.br

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious